O fortalecimento do mercado de capitais tem criado mais alternativas de financiamento e viabilizado empreendimentos que não sairiam do papel se dependessem dos recursos dos bancos. O CRI, sigla para Certificados de Recebíveis Imobiliários, assumem essa função e trazem uma série de benefícios para empresas de todos os tamanhos que buscam recursos para seus negócios.

Os benefícios vão desde o aumento no capital de giro até a melhora nas vantagens competitivas na hora de negociar com fornecedores e clientes. Quer entender melhor como tudo isso acontece? Continue a leitura!

 

O que são os CRIs?

Os CRIs são títulos de renda fixa emitidos por securitizadoras no mercado de capitais e vendidos para investidores no geral. De forma simplificada, é uma maneira de levantar recursos para o financiamento das atividades de uma empresa. Um diferencial é que se trata de um produto específico para o ramo imobiliário, por isso o uso do dinheiro é obrigatoriamente destinado a esse mercado. As linhas bancárias mais tradicionais não são suficientes para suprir toda a demanda da construção civil, então a securitização entrou como uma forte e rentável alternativa.

 

O CRI e a securitização

Para o CRI ser emitido, há um processo de securitização por trás (entenda melhor o passo a passo). Isso significa que o empreendedor faz a cessão de sua carteira de recebíveis – as famosas “contas a receber” – para uma empresa autorizada a fazer esse processo – a securitizadora.

Esse procedimento é conhecido por diversos nomes: venda de recebíveis, antecipação de recebíveis, venda de carteira, etc. Além disso, existem diversos tipos de securitização. O ponto é que os valores a serem antecipados são usados como lastro para a emissão dos CRIs. Conforme os clientes finais (também chamados de devedores) pagam suas parcelas, os investidores recebem de volta. Essa configuração diminui os riscos dos títulos e facilita a captação dos recursos.

 

Vantagens do Certificado de Recebíveis Imobiliários

 

As operações de CRIs trazem uma série de vantagens tanto para as os loteadores e construtores que precisam financiar seus projetos, quanto para os investidores que buscam remunerar seu capital.  Conheça algumas vantagens desse produto:

 

Sem intermédio bancário

A primeira vantagem é ser uma alternativa de financiamento para as empresas não ficarem dependentes de linhas bancárias, muitas vezes caras e escassas. Com o crescimento do mercado de capitais, muitos empreendimentos que não seriam financiados por bancos ou que não comportariam taxas de juros tão altas dos empréstimos passam a ser possíveis via a emissão de CRIs.

Um bom exemplo é o financiamento das obras de empresas de loteamento. Enquanto pouquíssimas linhas bancárias são voltadas para esse público, uma vez que o loteamento não entra no foco do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), é a emissão de CRIs que possibilita o financiamento das operações dessas companhias.

Conseguir contar com a independência bancária, leva à segunda grande vantagem do CRI. Veja a seguir.

 

Maior prazo de pagamento

Uma característica muito marcante dos negócios do ramo imobiliário é o descasamento do caixa. Isso acontece porque a empresa precisa investir um valor alto de recursos financeiros para colocar o empreendimento de pé, enquanto o cliente fará o pagamento desse bem em muitos anos, criando assim um desencontro das entradas e saídas de caixa. A emissão de CRI soluciona esse problema uma vez que dá à empresa os recursos conforme as necessidades da oba.

Imagine uma incorporadora que irá construir algumas torres residenciais. Para isso, precisa fazer grandes investimentos logo no início do projeto. Em contrapartida, os clientes que irão comprar seus apartamentos farão o pagamento em um prazo muito longo… Isso gera um desencontro das entradas e saídas de recursos. Esse problema é solucionado com a emissão de CRIs, uma vez que essa alternativa antecipa o recebimento dos pagamentos dos clientes.

Enquanto as tradicionais linhas bancárias oferecem soluções prontas, a operação de securitização é organizada para acompanhar todo o fluxo de caixa do projeto. Dessa forma, a operação se paga sozinha.

 

Melhora do Fluxo de Caixa

Outro grande benefício da emissão de CRIs é o acesso rápido aos recursos, gerando fluxo de caixa imediato para a empresa, consequente aumento no capital de giro e melhora no fôlego no orçamento do negócio. As emissões de CRIs agilizam o acesso do empresário aos recursos necessários para financiar as operações da companhia, enquanto o processo de captação de recursos via outras linhas de crédito é mais lento e burocrático.

 

Conforme o acesso da empresa aos recursos do CRI cresce, há melhora no capital de giro do negócio e no controle das entradas e saídas de dinheiro do caixa. Consequentemente, a saúde financeira do empreendimento fica ainda melhor, assim como a avaliação dos riscos do negócio, trazendo uma série de benefícios secundários como a redução da taxa de juros na hora de buscar novos financiamentos.

 

Aumenta o poder de negociação

A melhora do fluxo de caixa do negócio diante da entrada do capital da emissão dos CRIs leva ainda à melhora nas vantagens competitivas da companhia no dia a dia com seus clientes e fornecedores. Isso porque o aumento da flexibilidade financeira torna a empresa menos dependente de determinados clientes e fornecedores ganhando, assim, mais poder de barganha na hora de negociar seus contratos.

 

Integralizações em tranches

A maneira como é estruturado o CRI pode trazer outros benefícios financeiros para as companhias quando comparada com outras linhas de financiamento. É possível, por exemplo, estruturar um CRI de maneira que o direcionamento dos recursos é feito conforme as necessidades da obra e não todo de uma vez. Essa configuração é benéfica porque a incidência dos juros remuneratórios do CRI começa apenas quando a empresa usa cada parcela dos recursos, enquanto em outras linhas a taxa de juros incide sobre o valor total desde o primeiro dia do empréstimo.

 

Agora você já conhece o que é e como funciona um CRI dentro do mercado imobiliário!

Esse tipo de produto traz uma série de benefícios que passam por redução de custo, melhora no capital de giro, acesso rápido ao capital e melhora nas vantagens competitivas do negócio.

 

Que tal marcar uma conversa sem compromisso com nosso consultor? Juntos, poderemos entender melhor o momento do seu projeto e identificar qual é a solução mais adequada de financiamento! Entre em contato conosco.