Uma das especialidades da Fortesec é a captação de recursos no mercado de capitais para o financiamento de projetos de loteamento, mercado com grande potencial de crescimento no Brasil.
Trata-se da subdivisão de terrenos que serão destinados à construção de casas e edifícios. Para isso, uma infraestrutura básica precisa ser preparada com a criação de vias de circulação, acesso à energia elétrica, água e esgoto. Toda essa obra tem um alto valor e, nem sempre, o empreendedor consegue custear com recursos próprios. É exatamente aí que entra a atuação da securitizadora.
A emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) auxilia no financiamento dessas obras e a empresa levanta os recursos sem depender dos tradicionais empréstimos bancários, que têm um curto prazo para pagamento e não levam em conta o estágio em que o projeto está.
“O crescimento dos fundos imobiliários e de crédito nos últimos meses impulsiona o mercado de capitais e traz uma opção muito vantajosa de financiamento para negócios como o loteamento”, afirma Juliana Mello. A Fortesec está estruturando atualmente cerca de 15 operações de CRI e boa parte disso é focado neste segmento.
O bolso de recursos para o financiamento deste tipo de obra está cada vez maior com o avanço do mercado de capitais brasileiro diante da forte captação de fundos imobiliários e de crédito. São poucos os dados públicos disponíveis hoje sobre o tamanho do mercado de loteamento, mas o crescimento do apetite dos investidores sinaliza o potencial: dados da Anbima indicam que o patrimônio líquido dos fundos imobiliários cresceu de R$ 82 bilhões em dezembro de 2018 para R$ 95 bilhões.
E quanto mais recursos disponíveis, melhores as condições de financiamento e as obras contribuem inclusive com o avanço das questões sociais brasileiras. Dados do instituto Trata Brasil mostram que hoje 83,5% são atendidos com abastecimento de água tradada, o que significa que 35 milhões de brasileiros não têm acesso a esse serviço básico.
Se interessou pelo assunto? Veja o post que preparamos com o passo a passo da securitização!