O sucesso e a longevidade de qualquer negócio começam com uma boa gestão financeira – essa premissa se aplica para empresas de pequeno, médio e grande porte e para diversos segmentos de atuação. Fazer uma gestão adequada tem como objetivo deixar a estrutura financeira mais eficiente, de modo a cumprir com todas as obrigações com tranquilidade e garantir uma sobra de recursos no final de cada mês.
Sem planejamento e controles rigorosos, a companhia pode acabar em uma situação de descasamento de caixa – um dos principais motivos que levam empresas à falência. Para que isso não aconteça, acompanhe as nossas dicas para melhorar a eficiência financeira dos seus negócios.
Análise, planejamento e controles
O primeiro passo da gestão financeira é a análise da situação presente das contas. Nesse processo, o empresário vai buscar entender pontos como:
– a recorrência das despesas;
– quais obrigações a companhia tem todos os meses;
– qual a situação do fluxo de caixa;
– funcionamento do ciclo de negócios no setor em que a empresa está inserida;
avaliação das entradas e saídas de dinheiro: identificar se elas estão combinadas para que não falte recursos.
A partir do diagnóstico, a equipe administrativa poderá traçar um planejamento com objetivos e metas claros na direção da melhoria da eficiência financeira. Redução de custos operacionais e de despesas são algumas das metas que poderão ser perseguidas neste processo. Na sequência, vem a escolha da estratégia: o que eu posso fazer para avançar em direção ao meu objetivo? Por fim, defina métricas para contabilizar as conquistas dessa estratégia.
Use a tecnologia a seu favor
Existe uma infinidade de softwares que podem ajudar nos controles internos da companhia e esse aspecto também deve ser considerado para garantir uma boa gestão. Da sigla em inglês para planejamento de recursos empresariais, os softwares de ERP ajudarão em tarefas como cumprir prazos, gerenciar recebíveis e controlar o fluxo de caixa para garantir a liquidez do negócio. Essas ferramentas podem ainda integrar áreas como planejamento, compra, gestão de estoque, vendas, marketing, finanças e recursos humanos.
Aproveite com responsabilidade os benefícios da alavancagem financeira
A contratação de linhas de crédito a custos competitivos pode evitar problemas como a falta de recursos para honrar obrigações em caso de atraso nos pagamentos ou inadimplência por parte dos clientes.
Levantar recursos via mercado de capitais ou bancário auxiliam o empreendedor a melhorar a estrutura financeira da empresa.
Não misture despesas pessoais e profissionais
Outra dica importante para garantir a eficiência financeira da empresa é o cuidado para não misturar obrigações pessoais com as da companhia. Isso acontece quando o dono do negócio também é responsável pela sua gestão e o maior risco é a mistura prejudicar o fluxo de caixa e deixar a companhia sem recursos suficientes para honrar as suas obrigações.
Entre os riscos de um mau gerenciamento financeiro, o principal e mais nocivo é o descasamento de caixa. No ramo da construção os riscos são ainda maiores dadas as características naturais desse setor. As empresas precisam fazer grandes desembolsos no início do ciclo financeiro do empreendimento para colocá-lo de pé. O dinheiro das vendas das unidades, no entanto, demora a começar a entrar e é pago em parcelas divididas em um longo espaço de tempo. Sem um rigoroso gerenciamento financeiro, a empresa pode ir à falência com facilidade.
A boa gestão de uma companhia garante a saúde financeira e a perpetuidade do negócio. Práticas como planejamento, controle, uso de ferramentas aprimoradas pela tecnologia ajudarão a evitar problemas como o descasamento de caixa, fatal sobretudo em ramos como o da construção civil.
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